RESULTADOS! CartuchoVIT em Uberaba, MG


Imagem Artigo

Mais um caso de sucesso na aplicação do CartuchoVIT, dessa vez em Minas Gerais, na região de Uberaba. A dosagem utilizada foi de 50g/ha do produto, à base de Baculovirus spodoptera frugiperda.

A aplicação foi realizada em 01/04/2020, com milho na fase de pré-pendoamento com ciclo vegetativo entre a 8ª e 9ª folha definitiva, com plantio em início de fevereiro aproximadamente. Veja abaixo mais detalhes sobre a aplicação e os resultados obtidos.

 

Imagem Artigo

Objetivo da aplicação:

Redução da pressão de LAGARTAS e seus danos nas fases de pré-florescimento e florescimento.

Nesta fase de desenvolvimento a cultura do milho também é sensível aos danos provocados pela presença da Spodoptera frugiperda:

  • Por ataques diretos ao pendão (reduzindo a produção de pólen),
  • Por ataque e corte dos “cabelos” e consequente números de grãos na espiga,
  • Devido a dano direto à ponta da espiga permitindo a entrada de água favorecendo o desenvolvimento de doenças (“grãos ardidos”), que depreciam consideravelmente a qualidade do grão produzido.
Imagem ArtigovImagem ArtigoImagem ArtigoImagem ArtigoImagem ArtigoImagem ArtigoImagem ArtigoImagem ArtigoImagem Artigo

CONCLUSÃO:

Nesta avaliação concluímos que pelo número de lagartas da Spodoptera frugiperda encontradas mortas (fotos em anexo) e pelo número de aplicações, que foi de apenas uma (1), sendo o recomendado pelo menos duas (2), a aplicação de CartuchoVIT promoveu uma redução muito interessante e significativa na quantidade de lagartas presentes no momento da aplicação. Possibilitando um controle excelente com garantia da manutenção da capacidade produtiva instalada, desta cultura de milho.

Observamos uma eficiência de controle ao redor e até pouco superior a 85%, comparando o número lagartas mortas encontradas (10 lagartas) num alinhamento (linear) de 100 metros em relação a 2 pendões, com presença da lagarta-do-cartucho com tamanho entre 2 e 2,5cm, sugerindo que no dia da aplicação estas lagartas já estavam com tamanho superior a 1cm. Acima deste tamanho de lagartas o Baculovirus spodoptera tem sua capacidade de mortalidade reduzida.

Este tipo de aplicação (fase de pré-florescimento e florescimento específico) com CartuchoVIT é uma excelente ferramenta no controle de Spodotera, tanto para o mercado de grãos em geral, como também para mercados do tipo: milho verde, milho doce, campo de sementes e mercado para palha (cigarro).

 

Quer saber mais sobre o produto usado?

Link Cartuchovit