Teste de Campo do CartuchoVIT - Sacramento, MG


Entre 10/12/2019 e 08/01/2020, o agrônomo José Geraldo Dias de Oliveira conduziu testes do CartuchoVIT na Fazenda Fazendinha, localizada na região do Desemboque (Sacramento, MG). Ao lado do proprietário Alessandro Rogério de Araújo, José Geraldo realizou quatro aplicações do produto, necessárias em decorrência de chuva no local, logo após a aplicação, que retirou a maior parte do produto. A primeira aplicação de CartuchoVIT foi realizada com o produto puro, a segunda de CartuchoVIT+ espalhante-adesivo + um inseticida de choque e contato (decorrência da alta incidência de lagartas com mais de 1cm de comprimento, com novas posturas e eclosões) e a terceira e quarta de CartuchoVIT puro novamente.

 

Variedade escolhida

A variedade de milho escolhida foi o híbrido tradicional, para evitar a interferência de tecnologias BT na avaliação efetiva do potencial de controle do produto.

 

Resultados

Apesar de fatores que interferiram diretamente no resultado e contrários ao objetivo, incluindo a situação de precipitação inicial nas 48 horas após a primeira aplicação, percebe-se que a eficiência do CartuchoVIT foi EXCELENTE no controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), alcançando uma nota de controle acima de 95% comparado com a área testemunha, também composta por uma variedade de milho híbrido tradicional (sem nenhuma biotecnologia).

 

Áreas Testemunha

Veja como ficaram as áreas testemunha, em comparação:

 

Nota-se nas fotos abaixo que, apesar de estar com mais de 1cm de comprimento, a morte foi em decorrência do CartuchoVIT, fato evidenciado pela coloração rosa-esbranquiçada das lagartas.

 

Atualização

Na área tratada com CartuchoVIT foi constatada a presença de número expressivo de várias espécies de inimigos naturais da lagarta, de ninfas a adultos (joaninhas, tesourinhas, percevejos, entre outros). Nesta foto da área observamos uma lagarta de aproximadamente 3cm de comprimento, com ovos de um predador da família Tachinidae. Iimportante salientar que a presença ativa de predadores naturais ocorrem em áreas em perfeito equilíbrio ecológico comprovando que CartuchoVIT não interfere no ambiente.

Quer saber mais sobre o produto? Confira nossos posts no blog, ou clique no botão abaixo para comprar!

Link para compra CartuchoVIT